Mais 6 kg carne bovina estragada foram apreendidos na manhã desta sexta-feira, 19, em um estabelecimento no Bairro São Caetano, em Itabuna. Fiscais da Divisão de Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde realizavam ação conjunta com a fiscalização da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.
As porções de chã de dentro (coxão mole) apresentavam cor e odor característico de produto de origem animal em apodrecimento, mas continuavam à venda no açougue que pertence à mesma rede de estabelecimentos, cuja câmera frigorífica e freezers foram interditados ontem (18) no Bairro Califórnia. Foram recolhidos naquele açougue 396,45 kg de carne bovina e 12,05 kg de linguiça suína impróprias para o consumo humano, que foram incinerados.
Por conta disso, o Departamento de Vigilância da Saúde vai intensificar a fiscalização nos locais que comercializam carnes bovina, suína, ovina e de aves para prevenir novas ocorrências, assegurar a venda de produtos alimentícios de qualidade para a população e evitar graves riscos para a saúde pública.
Pela segunda vez, em menos de 24 horas, os proprietários da rede de estabelecimentos foram autuados, responderá processo administrativo com a aplicação de multas e retenção de alvará de funcionamento. Além disso, serão obrigados ao cumprimento de medidas que lhe serão impostas pela Secretaria da Indústria e Comércio e Vigilância Sanitária.