As fortes chuvas que caem em toda a Bahia provocaram estragos e deixaram moradores desalojados em Itambé, no sudoeste da=o estado. Ontem (14), em apenas 30 minutos, choveu 70 mm. Diversas pessoas precisaram sair dos imóveis e perderam eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.
Segundo a TV Sudoeste, a região do Riacho do Barro, no bairro Valdomiro Santos, foi uma das mais afetadas e está com diversas casas submersas. A Defesa Civil do município isolou as áreas de risco e levanta outros pontos que oferecem perigo aos moradores.
A Prefeitura de Itambé mobilizou as secretarias para dar suporte às famílias, que vão receber cestas básicas. Não foram detalhadas as quantidades de casas e moradores que tiveram prejuízos.
Temporais também atingiram a cidade de Baixa Grande, no norte do estado. Segundo a Prefeitura, em apenas quarenta minutos choveu cerca de 66 mm nesta terça. Não há registro de desalojados ou desabrigados.
Segundo a Defesa Civil do estado, (Sudec), 66 municípios baianos foram atingidos pelos temporais desde o último fim de semana, e cinco decretaram situação de emergência.
No total, em todo o estado, há 271 pessoas desabrigadas, 957 desalojadas, 2 feridas e 2.211 afetadas.
Chuvas no sul do estado
A região sul da Bahia também registra prejuízos causados pelos temporais. A cidade de Itapebi decretou estado de calamidade pública. Segundo a Prefeitura, 300 pessoas foram afetadas, mas ainda não há o número exato de pessoas desabrigadas ou desalojadas.
A gestão municipal disponibilizou dois abrigos para as pessoas que precisarem. O município tem previsão de chuvas até quinta-feira.
Em Itajuípe, em três dias choveu mais de 200 mm. Segundo informações da TV Santa Cruz, parte de uma casa desabou, ruas ficaram alagadas, casas foram invadidas pelas águas e famílias ficaram desabrigadas.
A Prefeitura decretou situação de emergência por causa das consequências das fortes chuvas que atingiram o município e, nesta terça-feira, representantes do Corpo de Bombeiros estiveram na cidade monitorando as áreas atingidas.
Além de Itajuípe, os municípios de Floresta Azul e Coaraci, também no sul, e Jaguaquara, Maiquinique, no sudoeste, decretaram situação de emergência, conforme a Sudec.
Conhecida popularmente como ‘baronesa’, a planta aquática Eichornia crassipes, que forma uma espécie de tapete verde na água, invadiu o Rio Cachoeira, em Itabuna, a Baía do Pontal, em Ilhéus e praias de Itacaré, após temporais atingirem a região sul.
Segundo a Defesa Civil de Itabuna, o nível do Rio Cachoeira está cerca de 1,5 m acima do normal, mas chegou aos 3 metros. A vazão da água está lenta.
Já em Itacaré, segundo a Prefeitura, as plantas aquáticas chegaram pela foz do Rio de Contas, que ficou com o nível bastante elevado por causa das fortes chuvas. A gestão municipal informou que será feita uma limpeza nas praias, a partir de sexta-feira (17), e que equipes estão trabalhando para identificar possíveis áreas com risco de alagamento e deslizamento.
Interior
Na manhã desta terça-feira, uma ponte em Rafael Jambeiro, a cerca de 250 km de Salvador, foi interditada após o rio Paraguaçu transbordar devido às fortes chuvas. A passagem de veículos foi interrompida por algumas horas, mas a situação foi normalizada assim que o nível da água começou a baixar.
Na mesma região, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou parcialmente o km 264 da BR-101, no município de Santo Antônio de Jesus após parte do solo do acostamento ceder.
A PRF recomenda uma maior atenção ao trafegar pelo trecho e informa que está monitorando a área atingida, orientando o fluxo de veículos no local.
Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que equipes estiveram no trecho, sinalizaram o local e que, por causa das chuvas, não é possível executar o serviço de reparação, que será feito assim que as condições climáticas forem favoráveis. (Com informações do g1)