A frente fria que chegou à Região Cacaueira com chuva e ventos fortes causou a queda de um poste e de parte da rede de energia elétrica que abastece a Estação de Captação de Água Bruta da EMASA, no Rio do Braço, distrito de Ilhéus, interrompendo a operação.
De acordo com o gerente-técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), João Bittencourt, o incidente ocorreu no meio da tarde de quarta-feira, dia 28. “O problema ocorreu na rede da própria EMASA e nas primeiras horas de quinta-feira, daremos início a operação de recuperação”, informou.
“Como a fiação e o posteamento ficam dentro da mata fechada, mesmo realizando a manutenção preventiva, estamos sujeitos a esse tipo de eventos devido à força da natureza”, disse Bitencourt.
Ele estima que tudo correndo dentro do que foi planejado, no começo da tarde de amanhã a captação de água será retomada e em seguida o processo de tratamento e distribuição. Por isso, a recomendação é que haja economia no consumo.
“Vamos seguir o cronograma pré-estabelecido e trabalhar para resolver o problema na parte da manhã, para normalizar o sistema elétrico e voltar a produzir e distribuir água aos consumidores da EMASA”, declarou o gerente-técnico, João Bitencourt.