Aberto a iniciativas focadas em educação, a 20ª edição do Prêmio Péter Murányi 2021-22 Educação oferecerá R$ 200 mil ao primeiro colocado, R$ 30 mil ao segundo e R$ 20 mil ao terceiro lugares. Os trabalhos podem ser inscritos até o final deste mês.
A iniciativa da Fundação Péter Murányi tem reconhecido projetos conduzidos por instituições públicas e privadas que, comprovadamente, trouxeram benefícios às comunidades onde forem aplicados, caso do projeto desenvolvido pela Associação Casa da Árvore. Ao aproximar os jovens da literatura por meio da tecnologia, a presidente da entidade vencedora, Leila Dias, pontua que a iniciativa permite não apenas que os estudantes aprendam a trabalhar em grupo como também desenvolvam suas habilidades, ao incentivar a produção de conteúdos em diferentes plataformas, desenvolvendo nestes alunos o gosto pela leitura.
Outra ação reconhecida pelo Prêmio Péter Murányi foi o trabalho conduzido pela Profa. Dra. Léia Maciel, pelo Prof. Mestre Giovani da Silva e pela Profa. Giani da Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que implementaram um programa de educação de jovens e adultos e prevenção das DST/Aids em Escolas Indígenas em Mato Grosso do Sul. O projeto utilizou a metodologia do educador Paulo Freire, promoveu oficinas de aprendizagem e ensinou a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis aos indígenas.
Ainda no campo da educação, a Fundação reconheceu a importância que o ensino qualificado tem na capacitação dos estudantes brasileiros ao premiar o ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp). Coordenado por um grupo de acadêmicos da universidade, liderado pelo prof. Dr. Marcelo Knobel, o programa acompanha a formação de alunos selecionados pelas notas obtidas via Enem por dois anos, investindo em uma formação técnica e acadêmica.
Seguindo a linha da valorização na formação dos estudantes, o Projeto Intercâmbio Cultural Belo Horizonte – Jabó, foi outro dos trabalhos vencedores do Prêmio Péter Murányi – Educação. Desenvolvido pelas professoras Ilma Moreira, Ana Maria Siqueira e Patrícia Marques, visa integrar os alunos e suas famílias ao ambiente escolar, trazendo benefícios também à comunidade.
Para a presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss, esta edição tem ainda mais significado, sobretudo diante dos desafios que o setor educacional tem passado em meio à pandemia. “Consideramos o incentivo à educação fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso, em nossa premiação, buscamos reconhecer trabalhos que tragam soluções para os desafios da nossa realidade educacional, premiando distintas e variadas linhas, desde políticas públicas, novas tecnologias e metodologias, abrangendo também os mais variados níveis de escolarização. Somente alcançaremos o grau de desenvolvimento que almejamos com a valorização da educação”, finaliza.
O Prêmio Péter Murányi acontece anualmente, alternando os temas “Educação”, “Saúde” “Ciência & Tecnologia” e “Alimentação”. Conta com o apoio da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Aciesp (Academia de Ciências do Estado de São Paulo), Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), Aconbras (Associação dos Cônsules no Brasil), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Como participar
Para participar desta edição do Prêmio Péter Murányi, os trabalhos devem ser indicados por uma entidade jurídica (Universidade, Instituto, Fundação, etc), cadastrados no Colégio Indicador na Fundação Péter Murányi, conforme orientação e modelos disponíveis no site. As iniciativas devem atender à metodologia desenvolvida pela Fundação, que reconhece os trabalhos mais inovadores e com maior aplicabilidade prática.
A inscrição é gratuita e não há limite de inscrição de trabalhos, nem pelas Instituições Indicadoras nem pelos autores.