Não durou mais que duas horas a paralisação dos garis de Itabuna. Depois de decidirem em assembleia pela paralisação dos serviços de coleta de lixo a partir da manhã de hoje, os profissionais já estão voltando ao trabalho.
A empresa Biosanear, responsável pela coleta, diz que a prefeitura pagou parte do mês de setembro do contrato, o que permitiu a negociação com os trabalhadores. “A prefeitura pagou parte do valor de setembro, assumindo o compromisso de quitar toda a dívida”, diz uma fonte ouvida pelo blog.
Por dedução, se foi paga uma parte de setembro – e não todo o equivalente àquele mês – estariam em aberto a essa altura os meses de setembro e outubro, o que poria em risco a execução do contrato nos meses de novembro e dezembro, em tese.
A prefeitura chegou a colocar caçambas próprias nas ruas, recolhendo o lixo. Com vale recebido, a “normalidade” está de volta. Como dito, dessa vez a paralisação nem chegou a ser sentida pela população. Mas o ano ainda tem dois meses – exato período que rsta ao governo Vane. O contrato global com a empresa Biosanear é de R$ 614 mil/mês.