O deputado federal Geraldo Simões, vice-líder do PT no Congresso Nacional, fez um pronunciamento destacando a importância da implantação do Porto Sul em Ilhéus para a retomada do desenvolvimento na região Sul da Bahia.
O parlamentar citou a moção de apoio apresentada pelo Fórum Empresarial da Bahia, em reunião realizada no dia 6 de abril, na sede da Associação Comercial da Bahia, em Salvador. São signatárias da moção dezoito entidades representativas de diversos setores empresariais, da indústria, agricultura, comércio e serviços.
De acordo com Simões, o Porto Sul vai atrair investimentos para a região, aliado às outras ações importantes como a Ferrovia Oeste-Leste e o Gasene, recentemente inaugurado pelo presidente Lula e pelo governador Jaques Wagner. Com relação ao Porto Sul, na primeira etapa será construído, pela Bahia Mineração o Terminal Portuário Privativo para o escoamento do mineiro extraído da mina de Caetité. Atraídas pelo projeto do Porto Sul, várias empresas já manifestaram o interesse de trazer investimentos para a região.
O deputado ressalta que as entidades empresariais baianas reconhecem que o projeto já conta com a demanda potencial de mais de 3 milhões de toneladas de bens produzidos na Bahia, que são escoados por Portos de outros estados.
"O Porto Sul poderá atender o escoamento da produção agrícola e mineral do oeste baiano, produção do sul da Bahia e movimentação de mercadorias importadas, integrando-se também aos projetos da Ferrovia de Integração Oeste Leste, da construção do Aeroporto Internacional de Ilhéus, da implantação da Zona de Apoio Logístico e da Zona de Promoção de Exportação", disse.