O Governo da Bahia assinou contrato para abertura de 30 leitos dedicados ao tratamento de pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus no município de Juazeiro. Serão 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital Promatre, para reforçar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na região a partir desta semana.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a unidade deve começar a receber pacientes ainda nesta semana. “Nosso principal esforço, frente à pandemia, é ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes com diagnóstico positivo. Dessa forma, reduzimos a necessidade de deslocamento dos pacientes e ampliamos a resolutividade da rede de saúde”, afirma o secretário.
Após a entrega, a região Norte passará a contar com 161 leitos exclusivos à Covid-19, sendo 40 na Promatre e 39 no Hospital Regional, ambos em Juazeiro, além de 40 leitos no Hospital São Pedro, em Remanso, bem como 30 leitos no município de Paulo Afonso e outros 22 na localidade de Senhor do Bonfim.
Uma reforma está em andamento no Hospital Regional, onde serão abertos 20 novos leitos de UTI dedicados exclusivamente à Covid-19. A previsão é que a obra esteja concluída no final do mês.