Com a devastação dos empregos formais devido à pandemia, pipocam na internet anúncios de trabalhos informais em sistema home office, que vão desde as opções de renda extra informais até a criação de negócios próprios sem sair de casa. São cursos online, hospedados em grandes plataformas que há muito deixaram de assustar os internautas – o temor do “é bom demais pra ser verdade” fica para trás, quando o assunto é fugir do desemprego ou mesmo complementar a renda familiar. Claro que o seguro morreu de velho, e nem tudo que reluz é ouro. Mas, há muita coisa séria por aí. Reuni algumas.

De uma hora para outra as famílias viram a renda diminuir, seja devido à desocupação cada vez maior entre as pessoas economicamente ativas ou mesmo devido ao aumento dos gastos com alimentação, luz e água, já que a casa fica mais cheia durante muito mais tempo, após a suspensão das aulas presenciais – quando não pelo desemprego puro e simples. Claro que o contingente ainda pode aumentar combinando as duas realidades: crianças sem escolas e adultos sem empregos em casa, o dia todo, consumindo muitos alimentos, água e energia.

Separamos, no final desse texto, alguns exemplos de cursos online que prometem uma renda extra ou o início/ampliação de um negócio que podem ser a mão na roda para esse momento de reinvenção. Todos são hospedados em grandes plataformas, como a Hotmart  e Monetizze (clique nos nomes para saber mais), que oferecem de suporte para os iniciantes nessas buscas até dicas de como você próprio pode se tornar um produtor, o que seria o próximo salto para quem entra nesse mercado de cursos online.

Cursos online

Os chamados cursos online prometem dinheiro em diversas modalidades. Os mais comuns são os que te ensinam a vender… cursos online! Há também os que ensinam profissões e habilidades que podem render uma renda extra ou mesmo se transformar na principal fonte de renda da pessoa ou da família. Tem gente milionária por aí vendendo cursos online. Mas, calma. Nem todos ficarão ricos com o trabalho na internet, como também nem todos ficam ricos trabalhando nos trabalhos formais, off-line.

Esse mercado é dividido em nichos, que englobam “Ganhar dinheiro online”, “Saúde”, “Emagrecimento”, “Sexualidade” etc, que se subdividem em inúmeros subnichos. De curso para aplicação de unhas de fibra a criação de bonecos amigurumi, de doces caseiros a criação de um restaurante delivery na cozinha de casa. A premissa é: se alguém consegue, qualquer um pode conseguir. Daí o conceito que move esse mercado: sabe fazer alguma coisa tem alguma habilidade, um conhecimento específico? Ensine online.

Renda extra

Um dos mais badalados do momento no segmento “Renda extra” é o curso Profissão Home Office. A promessa é que você poderá trabalhar “no conforto da sua casa, usando apenas o seu celular ou computador e basta apenas ter uma conexão com a Internet”. E segue: “Neste curso você aprenderá a se cadastrar nas maiores empresas do mundo de Avaliação de Mídia, Suporte ao Cliente, Transcrição de Áudios e Textos, pode trabalhar preenchendo formulários para ajudar a treinar a Inteligência Artificial de várias empresas e realizando trabalhos por hora e recebendo em dólares e euros! Podendo faturar até R$ 5.000,00 por mês apenas fazendo microprojetos com duração de 1 a 4 horas por dia”.

Fui ver de perto. O processo é simples – nem sempre o simples é fácil: o acesso ao curso que ensina como faz para se cadastrar nas tais plataformas de microtarefas custa 147 reais. Através de um link como esse aqui, chega-se à página de vendas do produto, onde se encontrará outro link, este para o que se chama de check-out, ou seja, a página onde se finaliza a compra. Paga-se por meio de cartão de crédito, com possibilidade de dividir o valor em até 12 vezes (esses dados variam, a depender da “promoção” do momento), ou por boleto bancário, modalidade de pagamento único.

Feita a compra – sim, fiz o teste e comprei o curso – eles mandam um e-mail com os dados de acesso à plataforma onde o curso está hospedado. A didática é boa, com linguagem que contempla até quem não tem familiaridade com esse tipo de conteúdo ou poucos conhecimentos de internet. Ensinam como fazer um currículo em inglês, exigido por algumas das empresas paras as quais o aluno está se qualificando. Ensinam a fazer o cadastro nessas empresas, de forma a garantir a oferta de oportunidades. Enfim, te deixa apto a receber as propostas das microtarefas, a serem realizadas em casa, sem horários definidos.

Se as tarefas são micro, os pagamentos unitários também – variam de alguns centavos de dólar a alguns poucos dólares ou euros – há também pagamentos em libras esterlinas, esses os mais cobiçados, devido ao câmbio. Ganha-se na quantidade de tarefas. Com o dólar nas alturas, quem tem disposição e disponibilidade, é possível fazer uma grana em reais, quando se multiplicam as tarefas no fim do mês. A promessa de receber até R$ 5 mil é totalmente factível, depende de quem se habilita.

Recomendo

Acessando as duas plataformas – Hotmart  e Monetizze – encontrei diversos cursos e até me afiliei a alguns. A lista abaixo reproduz os que mais interessam ao público.

Segue a lista, escolhida a partir de nichos que permitem o aprendizado para incremento da renda ou cursos profissionalizantes. Basta clicar para acessar:

Profissão Home Office

Crie um Restaurante Delivery em Sua Cozinha

Unhas de Fibra

A Máquina de Vendas Online

Academia do Importador

Sabonetes Artesanais

Curso de Maquiagem na Web

Tudo Amigurumi

Estúdio de Bronzeamento Natural

Design de Sobrancelhas

Escola de Bolos – by Marrara