Na sexta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Itabuna protocolou na Secretaria Parlamentar uma Comissão Especial de Inquérito – CEI com a finalidade de apurar indícios de irregularidades na execução orçamentária da Casa.
O requerimento foi protocolado por Claudevane Leite, Ricardo Bacelar, Roberto de Souza, Solon Pinheiro, Wenceslau Júnior e Edivaldo Reis (Didi do INSS). De acordo com Ricardo Bacelar, o requerimento será votado na próxima segunda-feira (30), às 14 horas no plenário da Câmara e para ser aprovado, são necessárias sete assinaturas.
"O requerimento foi dado entrada com seis assinaturas, mas a expectativa é grande para que outros vereadores também assinem o documento e seja instalada a CEI", salientou Bacelar.
De acordo com Claudevane Leite somente a Comissão Especial de Inquérito poderá investigar com maior precisão todas as irregularidades que vêm ocorrendo na Câmara.
"O presidente da Casa tem feito diversas denúncias nos meios de comunicação e agora chegou a hora de darmos a resposta à população de Itabuna e investigar o que de fato está acontecendo", afirmou Vane.
Vane também completou que os vereadores farão o papel de fiscalizar e que não se deve generalizar as denúncias do presidente: "se realmente existem irregularidades, vamos identificar os verdadeiros culpados", completou.
Caso seja aprovada, a CEI será instalada num prazo de 72 horas e serão escolhidos os membros responsáveis para apurar as investigações. Sendo colocada em vigor, o ato deverá ser divulgado nos veículos de comunicação da imprensa regional.
"Independentemente de apuração em plenário, o relatório final da CEI deverá ser em caminhado para o Ministério Público para apuração dos fatos em nível penal", finalizou Bacelar.