O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu nos dias 7 e 8, a primeira visita da equipe do Hospital Sírio Libanês (SP), responsável pelo Projeto Transformação LEAN, segunda fase do LEAN nas Emergências.
No auditório da unidade hospitalar, o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., deu as boas-vindas ao consultor médico Raimundo Nonato Diniz Rodrigues Filho e ao especialista em processos Clécio Gomes Souza. O diretor administrativo-financeiro da FASI, Vladson Cruz, fez uma breve apresentação do Hospital de Base e dos números de atendimentos realizados no primeiro semestre do ano.
Durante o encontro, o especialista em processos e o consultor médico conversaram e interagiram com os colaboradores dos setores participantes do Hospital de Base para conhecer melhor a dinâmica dos serviços. Na oportunidade, também apresentaram o resultado do Diagnóstico de Demandas e Capacidade (DDC) que são as coletas de diversos indicadores sobre o cenário do hospital, após a primeira fase do LEAN.
Raimundo destacou que os dois dias da visita foram muito válidos e proveitosos. “Foi uma surpresa muito grande a quantidade de pessoas presentes, a participação da diretoria e das lideranças de setores, além da vontade e do empenho das pessoas em querer mudar uma realidade com a utilização dos recursos que elas têm”, declarou.
O objetivo, segundo ele, é começar a fazer uso de dados para a tomada de decisão. “Quando a gente começa a trazer essa visão dos dados da gestão no processo, a gente começa a ter uma percepção de que as ações mudam e quais objetivos são factíveis”, pontuou.
O foco do Transformação LEAN são os Centros de Terapia Intensiva (CTI) I e II e o Centro Cirúrgico da unidade hospitalar, onde estão sendo trabalhados os indicadores, através de novas ferramentas com o objetivo de proporcionar melhorias. Ao todo, serão 10 encontros quinzenais da equipe do Sírio Libanês na unidade hospitalar.