As fortes chuvas que atingem o sul da Bahia desde ontem (15) já começaram a causar estragos em algumas cidades. Em Itabuna, alguns desabamentos e alagamentos foram registrados em vários pontos.

O hospital São Lucas está entre os imóveis que foram afetados pelos temporais. O local foi inundado. Vídeos que circulam na redes sociais mostram a situação da unidade, reinaugurada no ano passado após uma reforma.

Em um dos vídeos é possível ver a água jorrar até das paredes de um dos setores.

Em nota, a Santa Casa de Itabuna, que responsável pela administração do São Lucas, explicou que o problema foi ocasionado pelo transbordamento da calha principal do telhado da unidade.

Segundo a Santa Casa, a equipe de manutenção da instituição foi acionada para realizar o desentupimento. No entanto, os danos causados pelas chuvas comprometeram também a rede elétrica.

Ainda de acordo com a Santa Casa, a equipe de manutenção permanece fazendo os reparos.   Enquanto isso, por questão de segurança, outras duas equipes,  assistencial e administrativa, trabalharam na transferência de todos os pacientes internados na unidade para o hospital Calixto Midlej Filho.

“Essa ação emergencial reflete o compromisso da equipe do Hospital São Lucas com a segurança e o bem-estar dos pacientes, mesmo diante de desafios causados por eventos climáticos extremos. A administração da Santa Casa de Itabuna reitera seu compromisso com a segurança e a qualidade dos serviços prestados, e está trabalhando diligentemente para garantir que a unidade volte a funcionar plenamente assim que os reparos forem concluídos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos os envolvidos nesse processo”, ressaltou em nota, a Santa Casa.

Prefeitura 

A Prefeitura de Itabuna também se pronunciou após o incidente. Mas, preferiu ficar isenta.

Confira a nota, na integra:

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lamenta o incidente ocorrido no Hospital São Lucas e esclarece que a reabertura da unidade hospitalar da estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna resultou um convênio entre a instituição filantrópica e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), com o emprego de verba de emenda parlamentar do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) depois de entendimentos efetivados pelo município que nada teve com a execução das obras”.