Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) mostra que em Ilhéus, 56 mil pessoas acima de 18 anos não tomaram a 3ª dose (dose de reforço) e 3.045 crianças com idade entre 5 e 11 anos não receberam a segunda do imunizante contra a Covid-19 no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde. O público deve comparecer aos postos de saúde, conforme horário de funcionamento das salas de imunização, para completar o esquema vacinal.
Segundo a Sesau, as doses ficam represadas e acabam perdendo a validade, o que dificulta o avanço do serviço na cidade. Por isso, é necessário o comparecimento no intervalo recomendado por cada laboratório.
Mesmo com as medidas de flexibilização adotadas na cidade, que incluem o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos e fechados, com exceção de estabelecimentos de saúde, a população precisa compreender que a vacina é o método mais eficaz para manter a queda de casos ativos e na taxa de óbitos em decorrência da doença.
Orientação aos faltosos – Para facilitar o acesso do público aos pontos de imunização, a Prefeitura adotou diversas estratégias, entre elas vacinação noturna e descentralização do serviço, com aplicação das doses na população residente na zona rural, bem como aos finais de semana. As crianças podem receber o imunizante em unidades de saúde específicas, sempre às quartas e sextas-feiras.