O Conselho deliberativo do Sebrae Bahia esteve em Ilhéus, nos dias 21 e 22 de julho, para participar uma extensa agenda de encontros, que incluiu a participação na abertura da 13ª edição do Festival do Chocolat, que aconteceu no Centro de Convenções da cidade, no último final de semana. A comitiva prestigiou a abertura do evento e foi recepcionada pelo idealizador e organizador do Festival, o empresário Marco Lessa.
O grupo foi composto por assessores da diretoria, conselho administrativo e deliberativo e também do diretor administrativo financeiro, José Cabral, que representou a diretoria estadual do Sebrae na visita e destacou a importância do evento como um canal de promoção e geração de negócios para o micro e pequeno empresário.
“O festival do chocolate é um evento de grande importância, porque conseguimos perceber que a feira contribui para aproximar produtores, compradores, fornecedores com oportunidade de realizar e divulgar grandes negócios, e é também uma oportunidade que o Sebrae tem, como apoiador deste festival, de ajudar o micro e pequeno empresário a desenvolver os seus negócios”, enfatizou.
O Festival do Chocolat teve início com uma rodada de negócios e foi palco da Final do Desafio Tecnológico de Startups, ambos promovidos pelo Sebrae, que contribuiu para a comercialização de produtos da agricultura familiar e entregou o prêmio de R$ 100 mil para a Treevia, vencedora do desafio, que irá desenvolver uma ferramenta que vai otimizar o manejo florestal da região e auxiliar produtores de cacau.
A gerente da regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, também pontuou a importância econômica do Festival, destacando o crescimento econômico da região, a partir da realização do evento no município de Ilhéus, colocando todos os envolvidos da cadeia produtiva em evidência.
“Esse evento traz grandes divisas aqui para o Sul da Bahia, e não só para Ilhéus, porque ele fomenta aquilo que a gente tem de maior riqueza de vocação econômica, que é a possibilidade que o cacau oferta a partir da sua verticalização, tornando a amêndoa em chocolate, que tem valor agregado e é um ganho maior para quem produz. E, historicamente, o Sebrae apoia, porque a gente entende que ele é o maior evento de chocolate voltado para a América Latina e que traz toda essa riqueza, além de toda dinamização da economia criativa, a partir do artesanato, quem tem na identidade da região e essa sustentabilidade que precisamos preservar”, reforçou.
A feira encerrou no último domingo, 24 de junho, e contou com a participação de milhares de pessoas durante os quatro dias de programação com palestras ministradas por especialistas, exposição e venda de chocolates, cursos de capacitação, workshops e debates sobre o setor.