Foi divulgado hoje, pela Secretaria do Turismo, a programação oficial do São João ilheense, que acontecerá nos dias 23, 24, 26 e 27 deste mês, na praça da Catedral, centro da cidade.
O arrasta-pé começará a partir das 18 horas, e algumas das principais atrações são as bandas Cangaia do Jegue (foto), Cacau com Leite, Raio da Silibrina e Lordão, entre várias outras regionais.
De acordo com a programação, no dia 23, o forró ilheense será aberto por Estampa do Forró, vindo em seguida (das 20 às 22 horas) Zabumbahia, Cangaia do Jegue (22 às 24), e Luiz Bob e os Gonzagas (24 às 02).
No dia 24, o Forró 4 Estações reabre os festejos juninos, seguindo-se de Açucena Cheirosa, Cacau com Leite e Mel de Forró.
Já no dia 26, o São João retorna trazendo como atração inicial a Banda Di Bali, vindo depois Keketa & Circuito do Forró, Raio da Silibrina e S4 & Cia.
No dia 27, que marca o encerramento da festa e véspera do Dia da Cidade, ao primeiro show ficará por conta de Severina Chic, seguindo-se das apresentações de Xote Apimentado, Lordão e Itassucy.
Pausa para o futebol (hein!?!?)
A essa altura, o leitor deve estar se perguntando por que raios a festa ilheense não rola no dia 25. Pois é. Forrozeiro de verdade já prestou atenção e descobriu que no dia 25 a coisa pára, e só volta no dia seguinte. Quem explica é o secretário Paulo Moreira. "No dia 25 vai acontecer o terceiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo".
E daí? Daí que que a secretaria do Turismo deve acreditar que nesse dia os milhares de torcedores portugueses que estarão na cidade poderão estar cabisbaixos com a provável derrota para o escrete canarinho e, de tão tristes prefeririam um fado. Não terão ânimo para forrozear. Ô, dó.
Tecnicamente, agora: "foi tomada decisão de não realizar o evento junino para que os torcedores possam ficar à vontade para assistir à partida contra a forte equipe de Portugal".
Arre! Pois fique sabendo, nhô Paulo Moreira, que é nesse dia que o povo mais quer ralar o bucho! Se perdeu, afoga as mágoas. Se ganhou, comemora!.
Depois dessa, ninguém vai questionar o fim do pagode premeditado para as 2 horas da manhã. Explicou-se, no lançamento, que isso se deve à necessidade de garantir uma melhor segurança para os forrozeiros e um retorno tranquilo para suas casas.
"Fora isso, todo o restante, como palco, iluminação, camarotes, está sendo idealizado e executado dentro das previsões que realizamos", garantiu, ainda, Paulo Moreira.
Que bom, não!?