Determinação, foco e persistência, palavras que definiram a noite da última terça- feira (7), na cerimônia de certificação dos alunos do Curso de Microempreendedor Individual, ocorrida no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS).

Ao todo, 197 alunos participaram do curso. O grupo é assistido nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Vilela, Sul, Banco da Vitória e Salobrinho. “A experiência que tive no curso foi muito boa, pois capacitou bem os alunos. Você pode crescer, abrir sua própria empresa e ter seu próprio negócio. Confesso que percebi através do curso que eu tenho capacidade para isso, que todos têm capacidade de crescer, de voar”, disse Maria Conceição dos Santos Passos, representante dos alunos.

As aulas aconteceram durante dois meses e meio nas escolas Themístocles Andrade, Salobrinho, Banco da Vitória, Sambaituba, Colégio Estadual do Iguape, Colégio Paulo Américo e no Campus IFBA. O curso faz parte do projeto Qualifica.

“A ideia é lançar os alunos no mercado de trabalho para que possam empreender e possam ser protagonistas da sua própria vida. Propomos um momento diferente para mostrar ‘cases de sucesso’ da região, como o jovem Daniel Dan, proprietário da Temakeria Daniel San e o advogado e atual  presidente da OAB – Subseção Ilhéus, Jacson Cupertino, que mesmo de origem humilde, estudaram, batalharam e conquistaram espaço no mercado de trabalho”, destacou Rubenilton Silva, titular da SPS.

 

microempreendedor

Durante a cerimônia foi promovida uma palestra com o professor Fabrício Loguinhos, administrador, especialista em Gestão de Pequenos Negócios com ênfase em Marketing e Mestre em Propriedade Intelectual para Inovação. O ato contou ainda com a presença do CREDBAHIA, Programa de Microcrédito do Estado da Bahia que apoia Micro e Pequenas Empresas no estado. O programa auxilia na geração de renda para quem quer iniciar ou investir em algum negócio.

“Essa é uma parceria do Governo Federal, via instituição de ensino – IFBA – Campus Ilhéus, com os municípios. O objetivo dessa parceria é atingir os assistidos do CRAS, garantindo alternativas, a fim de oferecer caminhos e enriquecer ainda mais conhecimento para os assistidos desenvolverem o seu empreendedorismo”, ressaltou Thiago Barbosa, diretor-geral do IFBA, Campus Ilhéus.

Daniel San, jovem empreendedor, abrilhantou a certificação com seu depoimento e história de vida. Desde pequeno, sempre teve na veia a garra, vontade e a força de crescer profissionalmente com seu trabalho. De vendedor de amendoim a grande empresário no ramo de comida japonesa na região sul da Bahia.

“O recado que dou para os alunos certificados é que nunca desistam dos sonhos, nunca desanimem. Nunca foi fácil para ninguém, mas com muito trabalho, dedicação e compromisso é possível vencer os obstáculos e ser um empreendedor de sucesso”.

microempreendedor
Participaram ainda da cerimônia de Certificação do Curso de Microepreendedor Individual, superintendente de Comunicação, Emenson Santos; a gestora da Proteção Básica da SPS, Paula Alfaya; a coordenadora do Curso do IFBA, Luciene Campos; a coordenadora do Polo do IFBA Ilhéus, Ianna Cerqueira; e diretores das escolas municipais onde foram ministradas as aulas.