Ao se reunir com os secretários Jorge Arouca (Saúde) e Marcone Queiroz (Infraestrutura), o prefeito de Ilhéus em exercício, Mário Alexandre, afirmou que o governo está empenhado no trabalho de prevenção contra a dengue no município.
Ele disse que dentre as principais ações está agora a limpeza do canal que corta o bairro do Malhado e a preparação do seminário de mobilização social para o controle da dengue, no auditório da antiga Fundação Sesp, com agentes de endemias.
O trabalho visa envolver a população nas ações contra a dengue e formar articuladores em diversas comunidades.
Na oportunidade, Jorge Arouca voltou a lembrar que alguns bairros e altos de Ilhéus foram selecionados como intersetoriais para o trabalho de mobilização social. Essa ação terá também a participação da Secretaria de Educação e o envolvimento da comunidade.
A estratégia inicial será nos altos da Esperança, do Coqueiro, do Carvalho, do Basílio, da Boa Vontade e Soledade, os bairros Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, além da avenida Princesa Isabel e o Fundão.
No decorrer do encontro, o secretário assegurou que uma equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria estadual de Saúde chega a Ilhéus para capacitar 50 novos agentes de endemias. O grupo foi provado em seleção, e após o treinamento estará apto na prevenção e combate à dengue.
O município está entre os que correm sério risco de uma epidemia de dengue nesse verão, assim como Itabuna.