De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o município de Ilhéus registrou no mês de outubro um aumento acentuado na geração de empregos. Somente nesse mês foram abertas 172 novas vagas, resultantes da diferença entre o número de contratações – 786 – e demissões – 614 trabalhadores.
Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelaram que a indústria foi o setor que mais contratou no mês de outubro, oferecendo 76 novos postos de trabalho, seguido pelo comércio (40), agropecuária (21), construção civil (18) e serviços (12). Somente esse ano Ilhéus já registrou, em números reais, 538 empregos. Comparados aos últimos 12 meses, os números são ainda maiores, abrindo 769 novas vagas em apenas um ano.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemora os resultados e afirma que esses números revelam um novo momento na cidade, com a chegada de novas empresas e o aquecimento da economia. Ele explica que a tendência é ampliar ainda mais a oferta de emprego, com a implantação, já nos próximos dias, de indústrias, lojas de eletrodomésticos, redes de supermercados e novos equipamentos hoteleiros. Tudo isso sem contar com a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a construção do Porto Sul.
Há alguns meses que a economia ilheense vem apresentando índices positivos na geração de empregos. Em setembro, por exemplo, Ilhéus também fechou o mês com a geração de 47 novas vagas. O comércio foi o setor que mais ofereceu postos de empregos, com 54 novas vagas, seguido da indústria, com 40. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados levam em conta a quantidade de vagas oferecidas em cada um do setor e as demissões no mesmo período.