A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), participou nesta segunda-feira (23) de uma reunião territorializada com representantes de 23 cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas em dezembro do ano passado. A reunião aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e foi organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia..
De acordo com a SPS, o objetivo é realizar um diagnóstico situacional de calamidade do território do Litoral Sul, visando a oferta imediata de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Participaram do encontro gestores municipais, equipes técnicas e instituições envolvidas. Representando o município de Ilhéus, estiveram presentes o titular da SPS, Rubenillton Silva, a gestora do Cadastro Único (CadÚnico), Géssica Miranda.
As gestoras da rede de Proteção Básica, Paula Alfaya, e da Média Complexidade, Liane Cruz e Débora Palafoz também marcaram presença. “Esse momento é fundamental para todas as equipes que participaram diretamente do salvamento de vidas, prestando o primeiro atendimento, saindo de suas casas para retirar as pessoas que estavam com suas vidas em risco, levando água, comida e roupa”, afirmou Rubenilton Silva.
Segundo a Consultora da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Sara França Spnola, a reunião é mais um momento de escuta qualificada. “Sabemos que as fortes chuvas trouxeram consequências graves para a Bahia. Mais da metade dos territórios foram atingidos. Estamos coletando dados dos municípios para estabelecer estratégias, a fim de realizar um plano de ação para fortalecer o enfrentamento das situações climáticas de forma mais concreta”, ressaltou.
Além desse primeiro produto, serão realizados o segundo produto, que consiste em um caderno de orientação técnica para situações de calamidade, e o terceiro produto, com oferta de capacitações e assessoramento técnico para os municípios envolvidos.