Imagem de São Jorge, padroeiro do distrito do Cajueiro em Ibicaraí, é restaurada pela artista plástica Anne Oliveira

por Domingos Matos
0 comentários 2 minutos para ler

O Cajueiro Velho é um dos quatro distritos existentes no município de Ibicaraí, que, além da sede, conta com os distritos de Cajueiro Novo, Cajueiro Velho, Vila Emílio Izabel — localizados na região leste do município — e o distrito de Salomeia, situado no lado oeste. Recentemente, o Cajueiro Velho ganhou um presente especial da artista plástica ibicaraiense Anne Oliveira, que restaurou a imagem do santo padroeiro daquela localidade.

Anne Oliveira, natural de Ibicaraí, é reconhecida pelo seu trabalho na restauração de imagens sacras. Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a artista foi a responsável pela restauração da imagem de São Jorge, que mede cerca de 103 centímetros de altura. A imagem foi trazida do Rio de Janeiro por navio até o porto de Ilhéus no ano de 1953, sendo doada à comunidade pelo comerciante local Dídimo Vieira, popularmente conhecido como Didi Vieira.

Segundo relatos dos mais antigos, o nome dos dois distritos — Cajueiro Novo e Cajueiro Velho — surgiu em referência a um frondoso pé de caju que existia próximo ao Rio Salgado, na época em que a região era conhecida como Palestina (Terra Santa), período em que Ibicaraí ainda era anexo ao município de Itabuna.

O comerciante Dídimo Vieira, natural da cidade de Rio Real (na divisa da Bahia com Sergipe), chegou à região por volta de 1940. Casou-se com a senhora Guiomar Vieira, com quem teve cinco filhos, e montou o Armazém Vieira no povoado de Cajueiro Velho. Cristão, católico e devoto de São Jorge, Didi Vieira doou a imagem do santo para a comunidade.

Inicialmente, a imagem ficou exposta no próprio Armazém Vieira, onde os moradores realizavam visitas, orações e novenas. Com o passar do tempo, o senhor Didi Vieira doou o prédio do armazém para a Igreja Católica, que, com o apoio da comunidade local, construiu a Igreja Consagrada a São Jorge, destinada a abrigar em definitivo a imagem do padroeiro.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.