Começou com a exposição de alguns saquinhos, com seis pães cada, e o aviso que se tornou famoso no Brasil e no mundo: “Se acabou seu dinheiro e está sem trabalhar, favor pegar um desses pacotes de pães!”. Hoje, seis dias após a publicação da matéria aqui no blog, a reportagem voltou à padaria Santa Fé, a fim de ver o feedback do público que os proprietários queriam atingir inicialmente. A surpresa foi grande.
De acordo com a gerente-proprietária Ana Clícia Reis, o que era um ato singular, se tornou uma rede de solidariedade. “A gente começou doando o pão, em saquinhos individuais com seis unidades, e alguns clientes viram a placa deixaram alguns sacos de leite pagos, para complementar. Hoje, já temos leite em estoque, doados por clientes, e ampliamos a oferta de pães”.
Ela conta que as pessoas passaram a comprar mais pães do que o habitual, para dar um reforço à doação da padaria. “Até o fornecedor do leite fez um preço mais em conta. No fim, com todos ajudando, estamos conseguindo oferecer mais alimentos a quem precisa”.
Clícia diz que algumas histórias a marcaram nesse processo. “Por exemplo, uma mulher que não recebeu o salário integralmente no mês de março. Ela disse que teve que escolher entre comer e pagar seu aluguel. Fez algumas compras no supermercado, adiou o pagamento do aluguel, mas não sobrou para o café do dia a dia”.
Ela conta que a mulher estava muito agradecida, “mas eu disse que o fato de a gente estar em uma situação um pouco diferente nesse momento foi apenas por um detalhe, já que as panificadoras não foram tão afetadas com o decreto que fechou o comércio. Mas, no fim das contas, estamos todos no mesmo barco”.