Os pacientes cadastrados para recebimento de fraldas descartáveis no programa da Secretaria Municipal de Saúde estão recebendo o produto normalmente em Itabuna. Já aqueles que estão solicitando nova matrícula estão encontrando dificuldade de entrar no programa devido à suspensão temporária dos fornecedores em dificuldades para atender novos pedidos.
O problema ocorre porque a empresa que venceu o processo licitatório forneceu o produto completamente fora dos padrões determinados na compra pela Secretaria Municipal de Saúde. Novo pedido foi encaminhado e as novas fraldas dentro do padrão para atender a demanda chegarão em breve.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, esclarece que o processo de distribuição das fraldas no município passou por mudança. A logística da distribuição foi alterada, pois, antes, essa entrega era feita pelo almoxarifado. Muitas pessoas se utilizavam desta brecha, por meios ilícitos, para a venda ilegal.
“Agora, há dois processos: o paciente pode receber a fralda pelo acompanhamento no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) ou ainda, pela avaliação na consulta e pedido em relatório médico nas unidades de saúde”, esclarece a secretária. Atualmente, 234 pacientes matriculados recebem as fraldas, sendo 130 por ordem judicial e 104 por demanda espontânea.