O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), inaugurou na manhã desta quinta-feira, 17, as novas instalações do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) que a partir de agora vai oferecer atendimento 24 horas integralmente pelo SUS por meio de convênio com a Prefeitura. A solenidade de entrega acontece no ano em que o hospital completa 54 anos.
“Essa foi uma luta de muitos anos. Deputado estadual consegui viabilizar recursos para manutenção deste equipamento. Quando candidato a prefeito, fiz promessa na campanha que hoje é realidade. Isso é motivo de muita alegria. Desde o início do meu mandato, me comprometi em fazer a diferença em Itabuna, principalmente na área da saúde”, comentou o prefeito Augusto Castro.
Ele destacou a importância do hospital pediátrico para a história do município. “Itabuna é referência em saúde e estamos investindo pesado nesse setor, mudando a realidade. Mais uma prova disto é a entrega deste equipamento moderno e humanizado que ainda conta com um anexo gripário para urgência e emergência”, falou.
A solenidade contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), considerado o padrinho do CEMEPI. Ele destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para as obras de reforma e modernização do hospital. “Cumprir mais um compromisso da minha relação com o prefeito Augusto Castro e o povo de Itabuna”, afirmou.
“O prefeito sinalizou o CEMEPI primeiro por considerar que esse hospital é um símbolo da pediatria em Itabuna. Novos recursos ainda virão. Vamos equipar todo CEMEPI. Não vai faltar uma área deste hospital sem novos equipamentos, pois é assim que eu quero nortear a minha relação com Itabuna”, ressaltou.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, externou sua satisfação ao frisar que Itabuna passa a contar com mais uma porta de entrada para o atendimento pediátrico. “Hoje é um dia para comemorar. O sonho do prefeito Augusto Castro está sendo realizado. Continuaremos trabalhando para cada vez mais organizar a saúde, ter atendimento de qualidade e acima de tudo humanizado”, sentenciou.
O médico João Otávio Macêdo, escolhido pelo corpo clínico do hospital para lembrar fatos da história do CEMEPI, fez uma justa e merecida homenagem a duas médicas que fizeram parte da fundação do hospital: as saudosas Drª Zina Macêdo e Drª Lícia Mastique.
Segundo ele, em julho de 1968 quatro pediatras tiveram a iniciativa de fundar o antigo IPEPI: os médicos Alberto Lessa, João da Silva Monteiro, Antônio Fábio Dantas e Jacynto Cabral de Souza. Foram eles que convidaram Zina para integrar o corpo clínico assim que concluiu a Residência Médica, em fevereiro de 1970. Tempo depois Drª Lícia também foi incorporada ao IPEPI”.
A médica Suzana Mastique, filha de Drª Lícia Mastique e também médica do CEMEPI, lembrou que este era o sonho da mãe dela e de todo corpo clínico do hospital. Ver o CEMEPI reaberto, oferecendo atendimentos na área de pediatria”.
Presente na unidade, acompanhando o atendimento médico do sobrinho, dona Marizete Santos Nascimento, moradora do Bairro São Caetano, estava feliz. “Fiquei muito satisfeita com o resultado. Está tudo muito mais bonito, moderno e o melhor, com atendimento de qualidade”, concluiu.
Veja com funcionará o CEMEPI
A unidade hospitalar possui dois consultórios para atender 24 horas crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1, contando com 42 leitos de enfermaria e também serviços de imagem, a exemplo de radiologia e ultrassom, fisioterapia e um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais através do Sistema único de Saúde (SUS).
“O Cemepi passou um período só com exames laboratoriais e consultas particulares, mas agora com o SUS, terá plantão 24 horas, atendimento de urgência, para dividir a demanda que estava acontecendo no Hospital Manoel Novaes, além de ter uma estrutura ampla e humanizada, onde as crianças terão maior assistência”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Ela disse que essa nova estrutura conta com leitos para os casos de menor complexidade que precisam de internamento, além de ser uma unidade de “portas abertas” para receber pacientes sem que haja necessidade de passar por outra unidade antes. Os pais poderão recorrer à unidade para que a criança passe por triagem e atendimento médico imediato.
Lívia Mendes externou sua satisfação com a reinauguração desse importante equipamento que atenderá não só os pacientes de Itabuna, mas dos municípios pactuados no Sistema Único de Saúde.
“Estamos muito felizes. É um momento gratificante para a saúde das crianças. Nosso objetivo é organizar o fluxo pediátrico para a cidade e municípios pactuados”, pontuou, destacando o comprometimento do prefeito Augusto Castro em recuperar a infraestrutura de Saúde de Itabuna que continua sendo referência para o sul do Estado e demais regiões da Bahia