Um grupo de moradores interditou, na tarde dessa quinta-feira (09), um trecho da BR-101, nas imediações do bairro Bananeira, em Itabuna. Os manifestantes cobram o pagamento do auxílio aluguel. Eles afirmam que o pagamento está atrasado desde o último dia 05 deste mês.
A manifestação, que se estendeu para a BR-415, causou um congestionamento quilométrico. Motoristas se queixam que estão “presos” na fila desde às 15h. O engarrafamento tava chegando próximo à rodoviária, conforme relataram.
Quem trabalha no centro da cidade e mora nos bairros Nova Itabuna, Urbis 4, Ferradas e bairros adjacentes optaram por aconar o serviço de mototáxi.
O aluguel social foi uma promessa feita pela prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza às familias vítimasdas enchentes que assolaram município na época.
Mais de 500 famílias foram beneficiadas com o aluguel mensal, no valor de R$550,00. Os moradores já haviam feito um protesto ontem (08).
Segundo o Blog OziTV, além do auxílio aluguel, os manifestantes cobram a entrega de 696 unidades habitacionais que serão doadas às famílias já cadastradas na Rua da Bananeira, Nova Itabuna e Rua de Palha.
Estas famílias seriam realocadas nos projetos Viver Melhor I e II, no Sinval Palmeira e Jorge Amado, respectivamente.
“A verba veio para construir as casas, mas até agora nada foi feito. Queremos nosso auxílio-aluguel, pois estamos sem condições de pagar o aluguel das casas onde vivemos”, afirmou um manifestante em entrevista ao blog OziTV durante o protesto realizado ontem.
De acordo com informações de uma moradora, bombeiros estavam apagando o fogo ateado em pedaços de pau e pneus, usados pea fechar a rodovia por volta das 17h20.