Um mês após ter completado 100 anos de idade, o morreu nesta quarta-feira (29), o ex-prefeito José Oduque Teixeira. Ele faleceu em sua residência, no Góes Calmon, em Itabuna. No dia 21 de outubro, Oduque, que foi prefeito nos anos 1970, comemorou seu aniversário na AABB, ao lado de familiares e amigos.
Visionário foi um empreendedor ousado para sua época, tendo construído sua vida a partir da Casa Teixeira e depois da Oduque Veículos, empresa arrojada de revenda de veículos Ford em Itabuna, com filiais em Ilhéus e Canavieiras. Pelo desempenho mercadológico, por quase duas décadas recebeu premiações da marca norte-americana.
Também empreendeu no transporte de cargas com a Transerba, que fazia a rota São Paulo às principais cidades da Bahia e Sergipe com mercadorias diversas. Além disso, empregou centenas de jovens nas suas empresas a quem deu oportunidades de ascensão, inclusive com o ingresso em cursos de graduação universitária.
Tido como um dos homens mais ricos do sul da Bahia, Oduque foi um corajoso que contribuiu muito para o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna, inclusive no setor de comunicação com o extinto Diário de Itabuna e a Rádio Jornal de Itabuna.
O ex-prefeito José Oduque deixa viúva Dona Amenaide Teixeira e os filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos. O local do velório, bem como o horário do seu sepultamento ainda não foram divulgados pelos seus familiares.
O prefeito Augusto Castro, por meio de sua assessoria, divulgou Moção de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito. “Neste momento de dor, rogo a Deus que conforte seus familiares, ex-colaboradores e amigos. Que sua boa alma siga em paz”.
Atualizada às 10h:
O velório acontecerá no Teatro Municipal Candinha Doria, a partir das 11h. O enterro, segundo a prefeitura de Itabuna, está previsto para amanhã (30), no Cemitério Campo Santo.