Do Pimenta

A sexta-feira é de luto para a educação grapiúna, que se despede dos professores Raimundo Jorge Zumaêta Costa e Cornélia Guimarães dos Santos, falecidos hoje (21). Ambos trabalhavam na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Cornélia faleceu no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. A causa não foi divulgada. Ela deixa o esposo, José Raimundo dos Santos, dois filhos e três netos.

Na há detalhes sobre as circunstâncias da morte do professor Zumaêta. Muito querido no Departamento de Ciências Econômicas da Uesc, Zumaêta foi vice-prefeito de Canavieiras. O corpo dele será cremado em Alagoinhas, após ser velado em Itabuna.

VOCAÇÃO PARA O ENSINO

Cornélia deu os primeiros passos na carreira ainda com 12 anos, na Vila de Mutuns, em Itabuna, onde nasceu. Vocacionada para o ensino, ela ajudava na alfabetização dos filhos dos trabalhadores rurais.

A professora lecionava há mais de 35 anos na Uesc, no Colegiado de Pedagogia. De 1980 a 1988, chefiou a Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Itabuna. Em setembro, completaria 76 anos de vida.

O corpo da educadora será velado no SAF, na Juca Leão, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, a partir das 17h. O sepultamento está previsto para as 9h deste sábado (22).