A política de Itabuna perdeu, na madrugada desta quinta-feira (6), a ex-secretária, vereadora e articuladora política Maria Alice Pereira, aos 77 anos. A “Dama de Ferro” itabunense, como passou a ser conhecida nos anos 1990, sofreu um AVC no último dia 16 de fevereiro, e estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho, para onde foi transferida após ser inicialmente atendida pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Maria Alice foi figura central do fernandismo em Itabuna, corrente política que girava em torno do ex-prefeito Fernando Gomes (1932-2022). Deixa como marca a atuação firme e a defesa intransigente do fernandismo, mesmo após a morte do seu líder.
A morte de Maria Alice representa, no campo político, o fim de uma era. Para familiares e amigos, é a partida de uma figura ímpar, temida e amada, muitas vezes, na mesma intensidade. O prefeito Augusto Castro divulgou Nota de Pesar lamentando o falecimento:
NOTA DE PESAR
Com muito pesar e tristeza recebi a notícia do falecimento de dona Maria Alice Pereira, 77 anos. Pessoa de muita importância na política de Itabuna, conhecida como a “Dama de Ferro”, foi vereadora, secretária municipal, coordenou inúmeras campanhas políticas de governadores, deputados, prefeitos e vereadores.
Ele se definia como mulher afável, forte, leal, determinada e atuante. Sua partida nas primeiras horas da manhã de hoje, dia 6, deixa uma grande lacuna na política itabunense e baiana.
No último dia 16, Maria Alice foi acometida por um AVC isquêmico, sendo socorrida para o Hospital de Base e em seguida transferida para o Hospital Calixto Midlej Filho, ficando por cerca de 15 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em meu nome, em nome de minha família e das cidadãs e cidadãos de Itabuna, me solidarizo com sua a família. Neste momento de dor e tristeza, rogo a Deus,m que em sua misericórdia, a receba com muita paz e luz.
O velório será na Igreja Nossa Senhora de Fátima e o sepultamento às 17 horas no cemitério do Campo Santo.
Itabuna, 6 de março de 2025.
Augusto Castro
Prefeito