Cenas constrangedoras foram vistas – e também exibidas em redes sociais – no centro de Itabuna na tarde dessa terça-feira (16). Desfilando na Cinquentenário, o prefeito Augusto Castro reforçou a ideia de que fará um governo midiático, apostando na hiper-publicização de atos corriqueiros.
Lamentando o fato de não terem providenciado ônibus conversíveis, para fazer um desfile em “buzu aberto”, o prefeito corria dentro de um dos veículos da frota da Atlântico Transportes, empresa que vai operar o transporte coletivo no município, a fim de acenar para os transeuntes. Se a intenção era mostrar os novos ônibus à população, ficou explícita a vocação midiática do prefeito.
Enquanto isso, o governo não dá mostras de que tenha engrenado, 45 dias após a posse. Governar é fazer escolhas. Espera-se que essa opção pelo culto à personalidade não prejudique o desempenho do governo frente aos reais problemas do município ao longo do mandato – pelo bem da população.
Um exemplo: com 50 ônibus, a frota que inicia o serviço nessa quarta-feira (17) é metade do que o município necessita em tempos de normalidade. Em tempo de pandemia, uma frota reduzida pode ser um vetor a mais de contaminação pelo novo coronavirus.
Veja o vídeo: