Um dos maiores projetos sociais da Bahia, voltado à saúde do homem realizado por voluntários, o projeto Cabra Macho, da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, chega a sua 12ª edição atendendo, até o momento, 244 homens com a realização de exames para prevenção e detecção do câncer de próstata, nos dois últimos finais de semana.
Os atendimentos podem chegar a 300 homens, pois será feita uma repescagem, de acordo com Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, que coordena o projeto.
Os exames realizados agora no Ambulatório Teosópolis acontecem de forma mais humanizada e personalizada, com atendimento em dia e horários devidamente agendados pelos voluntários que atuam no projeto. Anteriormente eram realizados mutirões. Nessa edição os pacientes foram atendidos pelos médicos voluntários João Otávio e Fernando Cruz, especialistas na área.
“É como se eu fosse atendido em uma clínica particular, entraram em contato comigo, fui muito bem atendido pelo médico, já fiz o exame aqui no Cabra Macho dez vezes”, disse Jurandi de Jesus Carvalho, um dos beneficiados.
Francisco Carlos dos Reis de 61 anos, elogiou o atendimento: “Muito bom tem sido bacana, fizeram contato para eu fazer o exame, o médico foi muito atencioso”, contou. Mesma opinião de Renivaldo Rocha Oliveira, 63 anos, morador do São Caetano. “Esse projeto é muito bom”, afirmou.
Miguel Henrique de 61 anos, já fez os exames por seis anos seguidos no Cabra Macho. “O projeto é excelente, as pessoas que aqui trabalham são muito atenciosas. É o melhor projeto que eu conheço”, afirmou. Miguel sugeriu que nas próximas edições a coordenação peça aos beneficiados um quilo de alimento para doação aos mais carentes.
Genilson Freitas Dutra de 52 anos, morador do bairro Zizo agradeceu. “Quero elogiar a igreja Teosópolis em colocar nossa saúde como prioridade.
Todas as pessoas, a exemplo dos profissionais de saúde envolvidos, atuam de forma voluntária no projeto. “A cada edição buscamos melhorar para oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado aos beneficiados pelo Cabra Macho. Um projeto que se consolidou ao longo dos anos pela sua qualidade, uma ideia exitosa do nosso saudoso Pastor Hélio Lourenço que buscamos melhorar”, afirma o pastor da Batista Teosópolis, Geraldo Meireles.
Como acontece todos os anos, durante a fase de diagnóstico (exame), os pacientes atendidos que forem identificados com câncer ou outras doenças da próstata serão encaminhados à rede de saúde pública e acompanhados pelo projeto, segundo Gilson Pinheiro.
APOIOS
O Cabra Macho contou com o apoio da secretaria municipal da Saúde, Lap Laboratório, St Bezerra Estruturas, Cledna Salgados, profissionais de saúde, médicos e voluntariado