O município de Itabuna tem vivido dias tensos desde o registro do primeiro caso da COVID-19 na cidade, no dia 19 de março. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Uildson Nascimento, o 5º caso da Covid-19 foi confirmado na noite de ontem (02). Trata-se de uma mulher de 52 anos e cuja transmissão foi comunitária. A transmissão comunitária indica que o vírus já circula pela cidade, podendo contaminar qualquer um, não apenas aqueles próximos às pessoas que já estavam infectadas e estavam em monitoramento.
“A população deve manter o isolamento social, sair de casa quando realmente necessário, evitando, de todo modo ambiente com aglomerações, e se proteger fazendo uso de máscaras”, frisou o secretário. Vale ressaltar que o prefeito em exercício, Fernando Vita, decretou na quinta-feira (2), situação de Calamidade Pública no município, convertendo assim, o decreto de emergência em calamidade.
Próximo de encerrar o prazo de 15 dias que foi dado, através de Decreto Municipal, a uma série de medidas de prevenção para o enfrentamento da COVID-19, entre elas, a suspensão do funcionamento do comércio, de shoppings, bares, restaurantes, igrejas e o transporte coletivo, a tensão permanece e a administração municipal decidirá em conjunto com representantes do comércio se irá prorrogar ou não a suspensão do funcionamento do comércio.