Com mais de 90 contribuições de vereadores ao texto original do Executivo, o Plenário aprovou o Plano Plurianual de Itabuna (PPA 2022-25) em votação final na quarta, 8. O Plano integra o tripé orçamentário itabunense, ao lado das Diretrizes (LDO) e do Orçamento (LOA). A redação final do PPA seguiu para sanção do prefeito.
Na segunda-feira, 6, a equipe econômica da Prefeitura respondeu que as alterações “podem ser acatadas, sem prejuízo das ações a serem desenvolvidas pelo prefeito”. A resposta atende a pedido do presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD). Ele articula a abertura e ajustes de dotações na LOA 2022 para custear as ações dos vereadores.
Os acréscimos ao PPA priorizam, entre outras medidas, o saneamento em bairros periféricos (Sivaldo Reis/PL), a valorização de servidores e das mulheres (Wilma/ PCdoB) e a profissionalização infanto-juvenil via Fundação Marimbeta (Manoel Porfírio/PT). E houve emendas apresentadas a partir de sugestões do Conselho Municipal de Educação.
Nas emendas consta ainda a modernização do trânsito. Erasmo redefiniu todo o planejamento da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran). Em ação correlata, Marcelo Souza (Cidadania) inseriu o sistema cicloviário no PPA. Tramita na Casa, inclusive, um projeto de Marcelo propondo normas e diretrizes que afetam ciclovias em Itabuna.
No programa Fortalecimento da Ação Legislativa, a Câmara turbinou seu planejamento de médio prazo no PPA itabunense. A Mesa propôs novos indicadores orçamentários como a Câmara Itinerante, o voto eletrônico e o Núcleo da Escola de Governo. O órgão diretivo também planeja reformar espaços físicos, a exemplo do Plenário Raymundo Lima.