Uma ação conjunta realizada pela Prefeitura de Itacaré, empresários locais e a Polícia Militar está sendo realizada desde o início do feriado prolongado de Corpus Christi, com o objetivo de orientar os comerciantes e turistas quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus e ainda fiscalizar para evitar as aglomerações. A proposta é conscientizar a todos sobre a importância do uso de máscaras e álcool em gel, e principalmente evitar festas clandestinas e aglomerações.
Desde a última quinta-feira equipes da Prefeitura de Itacaré, Polícia Militar e empresas de segurança privada estão circulando à noite pelos pontos mais movimentados da cidade orientando as pessoas e notificando os estabelecimentos que descumprirem os decretos estaduais e municipais. O objetivo é que todos colaborem com a sua saúde e com o bem estar de todos, evitando o contágio e proliferação do coronavírus.
Dentre as medidas adotadas pela Prefeitura, Polícia Militar e empresários está a intensificação da fiscalização no caminho das praias, a fim de evitar aglomerações nesses locais no período noturno. Também já está sendo feita a campanha de orientação e fiscalização nas entradas da Pituba, com ações de informação e conscientização sobre as medidas de controle e combate ao Coronavírus.
Outra ação adotada é a fiscalização e orientações realizadas pela Secretaria de Saúde e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e a mobilização das diversas secretarias municipais para atuação efetiva e imediata durante esse período. Além dos agentes da Prefeitura de Itacaré, agentes de segurança especializados e a Polícia Militar, a ação conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Patronal de Hotelaria e Alimentação os empresários locais, que se unem a esse trabalho de combate ao Coronavírus, principalmente na fiscalização para evitar as festas clandestinas e aglomerações.
A Prefeitura Municipal de Itacaré pede a compreensão de todos os moradores e turistas para adoção das medidas básicas de combate ao Coronavírus, tais como o uso de máscaras, uso do álcool em gel e distanciamento social. A proposta é ressaltar os riscos de contaminação da doença e a necessidade de todos estarem juntos, vigilantes, nesse trabalho de combate ao Coronavírus.