O município de Itacaré sediou no último sábado (29), o II Fórum de Mulheres Quilombolas do Território Litoral Sul. O encontro, de potência regional, colocou em discussão este ano o tema “Acesso à garantia de direitos como forma de sobrevivência e resistência”.
Construído e pensado pelas mulheres negras quilombolas, o evento contou com apresentações culturais de poesia e samba de roda, palestra, partilha de saberes e um delicioso café da manhã e almoço quilombola.
O Fórum ainda construiu diretrizes que serão apresentadas ao Governo do Estado, com apontamentos importantes, que colocam as demandas e necessidades das mulheres quilombolas no orçamento do Estado.
Sobre as comunidades quilombolas de Itacaré O município é uma referência em comunidades quilombolas. No total, são sete comunidades reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Em curso, novos pedidos de comunidades que se auto reconhecem e querem também a certificação.
As comunidades também mantém sua cultura, através das vestes, culinária, religião, manifestações culturais como o Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Maculelê, capoeira, entre outros, que reafirmam a presença e contribuição social e histórica desses povos na sociedade itacareense.