Qualificar o debate político, colocando Itabuna no roteiro das grandes decisões – ou no bonde da reeleição de Lula e Jerônimo em 2026. Por todos esses motivos e por muitos outros que elenca na entrevista a seguir, o presidente do Partido dos Trabalhadores em Itabuna, Jackson Moreira, crava o nome de Geraldo Simões como candidato a ser ungido pela militância petista, após a indicação do Diretório Municipal. “Geraldo será nosso nome, para qualificar o debate político e porque 2024 é prenúncio para 2026”. Nem precisa ser bom entendedor para saber que ele atribui o sucesso da reeleição do governador Jerônimo e do presidente Lula em Itabuna a uma gestão com a cara do PT na cidade. Confira a seguir.
Itabuna tem um prefeito de um partido da base de sustentação política do Governo do Estado, que é liderado pelo PT. Por que lançar uma candidatura petista no município? Aliás, o PT terá candidatura em Itabuna?
A candidatura do PT na cidade de Itabuna visa, dentre outras coisas, a qualificação do debate político na nossa cidade. Teremos, sim, candidatura em Itabuna e o companheiro Geraldo Simões será o nosso candidato. Vamos fazer essa qualificação do debate político em nossa cidade, porque entendemos que 2024 é prenúncio para 2026.
O que o senhor chama exatamente de qualificação do debate político?
É colocar Itabuna numa posição de destaque político na Bahia e no Brasil. Somos uma cidade-polo, temos equipamentos de comunicação de massas, um potencial econômico extraordinário, mas pouco representamos em termos políticos no campo que nos interessa. Se levarmos em consideração que na última eleição o nosso candidato a governador perdeu por uma diferença de 26 mil votos em Itabuna, coisa que nunca ocorreu, e o nosso presidente Lula foi eleito com a Bahia dando a ele uma das maiores votações do Brasil, em torno de 72%, mas em Itabuna teve apenas 52% dos votos, ou seja, um decréscimo de votos da ordem de 20 pontos percentuais, esses dados, por si só nos credenciariam a participar do debate eleitoral e da disputa municipal para prefeito. Sem contar que nós devemos, em 2026, ter a reeleição do nosso presidente Lula e a reeleição do governador Jerônimo. Essas, dentre outras coisas, nos obrigam a disputar esse processo eleitoral. Qualificar o debate político é trazer o PT para a centralidade das disputas, é fortalecer o PT, inclusive dentro do que preconiza a resolução do nosso Diretório Nacional.
Qualificar o debate político é trazer o PT para a centralidade das disputas
O que diz exatamente o Diretório Nacional do PT sobre essa questão?
O Diretório Nacional editou uma resolução, no ano passado, nos orientando sobre como proceder nesse processo eleitoral, de 2024. Nós fizemos no Brasil todos os diretórios municipais. Onde não tinha executiva do partido estabelecida, foi feito o PEDEx, que é uma eleição interna. E onde nós tínhamos a direção partidária definida, como em Itabuna, nós fizemos uma plenária para fazer uma avaliação da conjuntura nacional, conjuntura estadual e conjuntura municipal. E concomitante a esse processo, o Diretório Nacional estabeleceu os critérios para que disputássemos eleição em todas as cidades. E nesse processo do Diretório Nacional, nessa resolução, a pré-candidatura do nosso companheiro Geraldo Simões é que ficou estabelecida e é a partir de onde nós estamos trabalhando.
Existe uma orientação específica para esse perfil de município no qual Itabuna se insere?
A orientação do diretório nacional e do próprio presidente Lula é que nós disputemos eleição no maior número de cidades possível. O PT estratificou cidades do porte de Itabuna, que tem três canais de televisão, tem uma imprensa escrita e falada muito forte, tem vários blogs e diversos veículos de rádio, entendendo que essa campanha eleitoral, nessas cidades, vai irradiar energias para as cidades circunvizinhas. Ou seja, a orientação do diretório nacional é que disputemos o processo eleitoral com a candidatura do PT em 2024 para que daqui irradiemos energias para cidades circunvizinhas agora e também em 2026.
Ou seja, o senhor diz que é uma questão de construção do presente e do futuro?
Exatamente. Todo petista que entende isso contribui, desde já, para o sucesso do partido agora e nas disputas que ainda teremos contra o bolsonarismo e a extrema-direita no futuro.
Todo petista que entende isso contribui, desde já, para o sucesso do partido
Como o PT avalia as oportunidades que se apresentam na cidade, levando em conta o modo petista de governar e aquilo que a cidade espera em termos de gestão?
Olha, essa oportunidade que o PT coloca de disputarmos a eleição, ela se dá, principalmente, em função do que nós já fizemos em outras oportunidades na cidade, onde nós governamos por duas vezes, de 93 a 96, e 2001 a 2004. Porque ninguém se engane: com os números da votação que citei anteriormente, de Jerônimo e Lula aqui, o PT só tem como apresentar uma candidatura viável porque quando governamos promovemos uma inequívoca qualificação de todos os serviços públicos na nossa cidade. E isso a população que viveu lembra até hoje. Nós tivemos a melhor educação do estado da Bahia, tivemos uma saúde de extrema qualidade, trabalhamos em infraestrutura, trabalhamos em transporte público, trabalhamos, enfim, em todos os serviços públicos de qualidade na nossa cidade. É, inclusive, por conta desse processo em que nós governamos a cidade por duas vezes, que Itabuna se transformou no celeiro de grandes opções para cargos importantes no Estado.
Isso também seria qualificar o debate político a que o senhor sempre se refere?
Vários companheiros nossos, a partir das oportunidades que Itabuna deu, se inseriram fortemente no processo político da Bahia. Para além de todos os serviços de qualidade que nós oferecemos à nossa cidade, nós também disponibilizamos para a Bahia e Brasil quadros extraordinários que contribuíram e colaboraram muito ao longo desses 16 anos, 17 anos, certamente qualificando os governos do PT.
O PT garantirá legenda a Geraldo Simões para sustentar a candidatura e disputar as eleições?
Nosso companheiro Geraldo Simões tem sim a legenda garantida do partido para a disputa eleitoral, até porque quem delibera e quem define a candidatura é o diretório municipal. E nós estamos cumprindo o calendário estabelecido pela resolução do diretório nacional, onde nós temos uma pré-candidatura que será discutida ao longo do processo, culminando em abril, com um Encontro que nós faremos, em que convidaremos os cerca de cinco mil filiados do PT, na sua maioria, entusiasmados com a pré-candidatura do companheiro Geraldo. É justamente essa militância petista que nos dará as condições para a oficialização da candidatura de Geraldo dentro do PT. Nesse primeiro momento, até pelas limitações da legislação eleitoral, nós temos uma pré-candidatura. Mas Geraldo será o nosso candidato a prefeito de Itabuna pelo Partido dos Trabalhadores, isso referendado pela maioria esmagadora dos nossos filiados em Itabuna.
Imaginamos a participação entusiasmada do nosso governador Jerônimo
O que esperar do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula em termos de apoio à candidatura de Geraldo Simões?
O que nós esperamos do nosso governador Jerônimo, militante e participante do PT desde sempre, é uma contribuição, uma participação entusiasmada na nossa campanha a prefeito de Itabuna, até porque o governador Jerônimo sabe que de todo investimento do governo do estado, a segunda maior parcela está concentrada em nossa região, ficando atrás, apenas, da Região Metropolitana. Então, certamente, visando também a qualificação das respostas desses investimentos na nossa cidade de Itabuna e no sul da Bahia, nós imaginamos a participação entusiasmada do nosso governador Jerônimo no nosso processo eleitoral. Assim também como esperamos do presidente Lula, que é um entusiasta das candidaturas do PT nas cidades, nas grandes e médias cidades do Brasil, e para além disso, tem uma relação pessoal e política com o companheiro Geraldo Simões de mais de 40 anos de militância, de convivência sempre muito rica, nos planos da política e da amizade pessoal. Então, nós temos certeza absoluta, nós, o Partido dos Trabalhadores, temos certeza absoluta da participação do governador Jerônimo e do presidente Lula no nosso processo eleitoral, no apoio à candidatura do nosso candidato Geraldo Simões, bem como os candidatos a vereadores da base do governo e aqueles da federação que estaremos juntos, PT, PC do B e PV.