Cabeças coroadas da prefeitura de Itabuna já contam com o apoio do deputado eleito Josias Gomes (PT) para destravar projetos do município em Brasília a partir de 2011. A possibilidade de um petista com trânsito no Congresso e no Governo Federal (caso Dilma confirme a vitória) está sendo comemorada nos bastidores mais até do que a eleição de eventuais aliados.
Seria a solução para fazer o governo de Azevedo desmpacar a dois anos das eleições municipais de 2012. “Temos muitos projetos em Brasília, mas eles não têm andado muito. Esperamos agora por essa força”, diz um secretário municipal em contato com O Trombone.
Se isso ocorrer será um trabalho a mais para Geraldo Simões, que já nesse ano já viu sua popularidade cair em Itabuna e na Bahia. A essa altura, o sinal amarelo já deveria estar aceso no grupo de GS, e uma providencial mudança de rumo já deveria estar em andamento.
Fazendo uma analogia com uma corrida de carros, Josias, que recuperou o mandato de forma heroica – devido às condições em que foi ejetado em 2006 – engatou uma sétima marcha e entrou no vácuo do companheiro Geraldo.
A disputa no fim da reta será interessante.