O leitor Roney Santana se mordeu com uma previsão feita pelo jornal Agora, ‘em dias recuados’, que dava como certa uma goleada do ex-prefeito Zé Pretinho sobre o atual, Dejair Birschner, no quesito transferência de votos para seus candidatos na eleição de domingo (3). De nossa parte, achávamos que, dadas as práticas de ambos, os eleitores unenses deveriam deixar esse jogo empado em zero. Mas não foi o que ocorreu. Veja a bronca vingativa de Roney contra o azulzinho itabunense:
“A queda de braço entre Dejair Birschner e Zé Pretinho”
Em edição do Jornal Agora, de 27 de abril de 2010, publicou-se uma nota criando uma possível disputa entre o atual prefeito Dejair Birschner e o ex-prefeito Zé Pretinho para ver quem atrairia mais votos para os candidatos que apoiassem. Nesta mesma nota o prefeito Dejair Birschner (foto à esquerda) foi taxado como desgastado politicamente e o ex-prefeito Zé Pretinho como dono de grande popularidade no município. Segundo o mesmo jornal Zé Pretinho daria uma goleada em Dejair Birschner, tal a suposta impopularidade do prefeito.
Após o resultado final do primeiro turno podemos enfim analisar com números reais quem levou a melhor nesta virtual queda de braço “levantada” pelo Agora. Dejair Birschner apoiou os candidatos Mário Negromonte (PP) para deputado federal e Márcio Veloso (PMDB) para deputado estadual. Zé Pretinho (na imagem à direita) fez campanha para Félix Jr (PDT) para deputado federal e Augusto Castro (PSDB) para deputado estadual.
De acordo com dados do TRE-BA 12.062 eleitores compareceram às urnas no município, dos votos válidos 26,28% foram para Mário Negromonte (2.930 votos) e 23,91% para Márcio Veloso (2.684 votos), enquanto que 12,52% foram para Félix Jr (1.396 votos) e 16,29% para Augusto Castro (1.829 votos). Percebe-se que a prévia análise jornalística passou longe da realidade.
O candidato a deputado federal do prefeito Dejair Birschner obteve mais que o dobro do candidato do ex-prefeito Zé Pretinho e o candidato a deputado estadual do atual prefeito também obteve a maioria dos votos. Dejair Birschner talvez tenha sido vítima de um jornalismo tendencioso muito comum no sul da Bahia, uma vez que o editor do jornal Agora é presidente do PSDB de Itabuna e seu candidato Augusto Castro receberia o apoio do ex-prefeito Zé Pretinho.
Porém é notório que Dejair não sofreu uma goleada e muito menos é impopular como foi divulgado, pois ainda que não tenha conseguido eleger Marcio Veloso como deputado estadual conseguiu transferir para o candidato mais votos que ele obteve em sua própria cidade Ilhéus (1.631 votos).
Roney Santana