Durante entrevista coletiva com a imprensa itabunense, na manhã dessa terça-feira, no Itabuna Palace, representantes de diversas entidades que lidam diretamente com a pesquisa e produção do cacau na região classificaram o ano de 2010 como o da “volta da lavoura”.
A opinião é compartilhada pelos diversos líderes presentes à coletiva, como o presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC) e diretor-geral da Biofábrica, Henrique Almeida; o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec/Ceplac), Adonias Castro; o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Fausto Pinheiro; o secretário-executivo do Instituto Cabruca, Durval Libânio e o do Grupo Pensar Cacau, Águido Muniz (foto).
“Foi o fim de uma década difícil para a região”, sentenciou o chefe do Cepec, Adonias Castro, listando alguns avanços conquistados pela Ceplac na atual gestão. “Diminuiu a incidência de vassoura-de-bruxa no campo e a produção, em alguns casos, dobrou”, diz, pontuando a intensa pauta da Ceplac de atividades dirigidas ao produtor.
Leia aqui texto completo da entrevista.