Receitas super saborosas, degustação de chocolates, prospecção de mercado, vendas diretas ao consumidor e fortalecimento de parcerias institucionais fez parte da jornada da Bahia Cacau no XVIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O evento realizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional, entre os dias 19 e 21 de setembro, reuniu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, mais de 5 mil congressistas, 150 palestrantes, além de 110 expositores.
O chocolate da agricultura familiar que conquistou na Europa, agora também é a paixão nacional das nutricionistas(os) do Brasil. “Eu amo esse cacau Nibs, sou viciada nele e toda feira aqui em São Paulo compro. Eu como ele em cima do mamão e fica a coisa mais gostosa do mundo”, declarou a nutricionista Renata de Toledo.
Já para Juliana Luiz o chocolate da Bahia Cacau une prazer e saúde. “Para mim como nutricionista o chocolate é uma combinação perfeita dos dois. Ele proporciona muito prazer e traz muitos benefícios para a saúde, a gente consegue juntar o útil com o agradável”, concluiu Juliana.
Receita especial com chocolate
Os chocolates da Bahia Cacau também foram protagonistas nas criações dos chefs que participaram da Cozinha Show do congresso. Chefs renomados utilizam os ingredientes em receitas funcionais e saborosas, que combinam tradição e inovação.
Os chocolates nos percentuais 50%, 70% e 75% Bahia Cacau foram utilizados nas receitas deliciosas de tortas e sobremesas durante os três dias do congresso. O público formado principalmente por estudantes e profissionais de nutrição amaram as receitas.
A Bahia Cacau possui uma linha específica para food service e para indústria de alimentos funcionais. O portfólio de produtos derivados do cacau inclui as barras de chocolate 1kg e as gotas de chocolates de 1kg nos percentuais de 35%, 50%, 60%, 70%, 75% e 100% cacau, as amêndoas do cacau caramelizadas e o nibs em embalagens de kilo. “Temos as soluções de matéria-prima para este setor de alimento saudável que está crescendo muito no Brasil”, afirma Osaná Crisóstomo, diretor-presidente da Coopfesba/Bahia Cacau.