Todo mundo que visitou o 8º Salão Nacional do Turismo entre os dias 08 e 11 deste mês, no município do Rio de Janeiro, teve uma experiência diferente e especial ao desfrutar o sabor do chocolate fino da agricultura familiar produzido pela Bahia Cacau de Ibicaraí, Bahia. A primeira cooperativa de chocolate de origem do Brasil da agricultura familiar.
Realizado no Riocentro pelo Ministério do Turismo do Governo Federal, o evento contou com a diversidade de atrativos da Bahia. O governo do Estado através da Secretaria de Turismo (Setur-BA) apresentou suas 13 zonas turísticas e entre elas a Costa do Cacau. A cooperativa Bahia Cacau, convidada da Setur, foi responsável em apresentar aos visitantes o destino Sul baiano da Estrada do Chocolate, da Mata Atlântica, e ainda brindar os participantes com a degustação de chocolate quente 50% cacau, receita preparada ao vivo e a cores pelo Chef Jonatas Bomfim.
O cacau da Bahia encantou o Rio de Janeiro, cariocas e turistas que se deliciaram com o verdadeiro sabor do chocolate. “Escolhi o 70% cacau porque eu gosto com mais gosto de cacau,” disse a Psicóloga e moradora do Rio, Isabela Alves. E teve mais gente que adorou o chocolate intenso. “Uma das coisas que eu mais amo é cacau e este chocolate 70% Bahia Cacau é incrível”, completou a Nutricionista Luana Ponciano de Curitiba.
“Trouxemos apenas uma parte da multiplicidade de experiências que a Bahia oferece aos visitantes. A nossa participação atraiu a atenção no evento pela criatividade e magnetismo dos baianos, histórias, cultura, gastronomia e muito mais”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. Para a Bahia Cacau o Salão do Turismo é uma vitrine que possibilitou oportunidades de negócios. “Conquistamos os visitantes pela qualidade do nosso chocolate e abrimos portas para vendas no Brasil e no mundo”, disse Josivaldo Dias, gerente comercial da Bahia Cacau.