A matrícula on-line na rede estadual de ensino prossegue, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), para concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal. O processo segue até o dia 24 de janeiro, conforme cronograma.
Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio. Dentre os cursos ofertados, estão Enfermagem, Administração, Informática, Logística, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, entre outros. São 295 unidades escolares com oferta de Educação Profissional e Tecnológica na Bahia, como os Centros Estaduais e Territoriais de Educação (CEEPs e CETEPs), além das unidades compartilhadas.
Esta terça-feira (17) foi dedicada à transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e, excepcionalmente, realizada de maneira presencial. O estudante Everton Jesus dos Santos, 16, 1º ano, acompanhado pela avó Joselita Dias, fez a sua transferência do Colégio Estadual Ruth Pacheco para o Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, ambos no bairro de Sussuarana, em Salvador. Everton estava animado para o início das aulas. “Estou muito contente em poder estudar neste colégio novo e com uma boa estrutura. Não vejo a hora das aulas começarem, pois quero focar nos meus estudos e aprender muito”, disse, entusiasmado.
Já o motoboy Dioclécio Oliveira fez a transferência da sua filha Kailane Oliveira, 18, do Colégio Estadual Vila Canária para o Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni. “Estou muito satisfeito com o atendimento recebido e com a estrutura do colégio. O governo do Estado está de parabéns, pois a escola é belíssima e minha filha vai estudar em tempo integral”, afirmou.
Passo a passo da matrícula
O processo é simples e realizado on-line por qualquer aparelho, a exemplo de tablets e celulares. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as orientações do próprio sistema. A SEC disponibilizou, no Canal do Youtube EducaçãoBahia1, o passo a passo da matrícula. O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja a que deseja estudar.
Confira o cronograma
18 e 19 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino.
20 de janeiro – Estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.
23 e 24 de janeiro – Qualquer série ou modalidade do Ensino Médio e suas modalidades (Educação Profissional e EJA).
Documentos – A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado. Veja a documentação necessária: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Emissão de CPF – Estudantes que vão fazer a matrícula na rede estadual de ensino podem solicitar a emissão do CPF em nove unidades da Rede SAC da capital e do interior e em 14 colégios estaduais, até o dia 24/1, último dia da matrícula. A iniciativa é fruto de uma parceria do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com a Secretaria da Educação do Estado (SEC). O CPF é um dos documentos necessários para a matrícula na rede estadual de ensino. Para a emissão do CPF, os estudantes menores de 16 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados pelo pai, pela mãe ou por um responsável legal. Maiores de 25 anos devem procurar a Receita Federal.
Confira os locais:
Postos SAC da Capital:
Liberdade, Comércio, Cajazeiras, Periperi, Pau da Lima e Pituaçu.
Unidades da Rede SAC no interior do Estado:
Ponto SAC Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe.
Escolas estaduais na capital:
Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques (antigo Helena Matheus) – São Cristóvão
Colégio Estadual de Tempo Integral Rômulo Almeida, R. das Araras, 114 – Imbuí
Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, Av. Ulysses Guimarães – Sussuarana
Colégio Estadual de Tempo Integral Vila Canária, R. São Pedro 8, Vila Canária
Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella – R. Cristiano Buys, 258 – Cabula
Colégio Estadual Noêmia Rêgo – R. Boca da Mata, s/n – Valéria
Colégio Estadual Gov. Roberto Santos – 3ª Etapa Castelo Branco – Castelo Branco
Colégio Estadual Rotary – Ladeira do Abaeté – Itapuã
Colégio Estadual Luiz Viana – R. Waldemar Falcão, 07 – Brotas
Colégio Estadual Manoel Devoto – R. Osvaldo Cruz – Rio Vermelho.
Unidades escolares no Interior do Estado:
Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP de Irecê)
Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso
Colégio Estadual de Jequié
Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte da Diamantina II, em Jacobina.