A anunciada decisão que indicou a desistência do senador Jaques Wagner (PT) de disputar o governo da Bahia, em sucessão a Rui Costa, desagradou em cheio a militância petista em todo estado. Muitos diretórios municipais, parlamentares, lideranças petistas e militantes políticos que sequer são filiados, expressaram a rejeição com veemência nas redes sociais e grupos de discussão política no WhatsApp.

O próprio diretório estadual do PT também tem se mostrado contrariado com a decisão acertada em acordos particulares entre os envolvidos, o que resultou na indicação do senador Otto Alencar à disputa do cargo mais alto do executivo estadual.

Entre as diversas notas de repúdio que circularam nos últimos dias, a do PT de Itabuna provocou grande debate nos meios políticos itabunenses.

Acompanhe:

NOTA PÚBLICA – PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ITABUNA

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras implementou uma profunda transformação na vida do Brasil e de seu povo, desde a eleição de Lula em 2002. A Bahia, desde 2006, também experimenta uma verdadeira revolução administrativa, focada na inclusão social, econômica e ambiental, com resultados comentados e comemorados país afora.

Nenhuma dessas conquistas, porém  tiveram maior simbolismo para nós, baianos, do que a libertação de nosso povo do cativeiro político-administrativo representado pelo carlismo. Regime esse que se baseava na figura de um autocrata, que se considerava dono de um estado e de um povo, mas que se alimentava do medo, da opressão e da tirania, com o suporte de lacaios em todo o estado.

É nessa perspectiva histórica que o atual momento político que vivenciamos se nos apresenta: avançar com as conquistas baseadas no trabalho e no respeito às instituições. E é esse respeito às instituições – no caso, as instâncias partidárias – que nos motiva a apelar ao companheiro Jaques Wagner que reavalie a sua posição e confirme, em consonância com o posicionamento da militância petista, sua pré-candidatura ao Governo do Estado, para darmos continuidade ao projeto vitorioso que a Bahia experimenta desde a chegada do PT e seus aliados ao governo.

Nesse sentido, a Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores de Itabuna se posiciona pelo debate partidário como forma de resolução das questões, especialmente no que diz respeito à decisões de nossas candidaturas, ainda mais quando se tratam de uma disputa tão estratégica como a que se impõe neste momento.

A partir dessas decisões colegiadas, a militância petista se colocará em prontidão para defender nossos nomes na dura campanha que se apresenta. Nossa posição é de defesa das candidaturas petistas, com Lula presidente e Wagner governador, para o Brasil retomar o rumo do desenvolvimento e a Bahia seguir mudando.

Partido dos Trabalhadores

Direção Executiva do Diretório Municipal de Itabuna