O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira (25) que a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue está diretamente relacionada à falta de saneamento e à falta de informação.
Em entrevista nesta manhã ao programa “Bom Dia Ministro”, da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Temporão respondeu perguntas feitas por jornalistas de emissoras de rádio do país. Segundo o ministério, o número de mortes provocadas pela dengue aumentou 89,7% neste ano (entre janeiro e 16 de outubro) em relação a todo o ano passado. Em 2009, foram registradas 312 mortes, e 592 entre janeiro e 16 de outubro deste ano.
“Dengue tem a ver com habitação precária, falta de acesso à água. Cidade suja é cidade que vai ter surto de dengue. Cidade em que as pessoas não têm acesso à água, as pessoas precisam estocar água, e ao não vedar os recipientes, isso se torna foco do mosquito. Isso acontece muito no Norte e Nordeste. Na região Sudeste, o foco está na casa das pessoas. Tudo isso junto, integrado, falta de acesso à água, falta de informação, de educação e falta de saneamento, auxilia na proliferação da doença”, disse.
Informações do G1.com