As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, ambas localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu parte do estado no fim de semana. Segundo a Defesa Civil (Sudec), ao menos 51 municípios baianos foram atingidos pelos temporais, a maioria com alagamentos.
De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, as fortes chuvas fizeram com que 60 pessoas ficassem desabrigadas e 160 desalojadas. Não há registro de pessoas feridas ou mortas no município por causa do temporal.
Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado (11). A gestão municipal estima que 800 pessoas foram afetadas pelos alagamentos e dez famílias ficaram desalojadas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias… Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Outra cidade que registrou fortes chuvas desde sexta-feira (10) foi Poções. O município não decretou estado de emergência, mas registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.