Morreu na noite de ontem (24), aos 108 anos de idade, o pastor Apolônio Pereira Brito, um dos fundadores da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (ITB). O pastor Apolônio esteve à frente da Teosópolis por 13 anos, no período de 01/01/1958 a 29/01/1971.
Em 1961, sob a sua liderança, foi construído o templo atual situado à Avenida Felix Mendonça, 75, no bairro Conceição, então denominada Rua da Palmeira.
Grande educador, pastor Apolônio também iniciou importantes parcerias, através da criação da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), que permitiu a instalação do Instituto Teosópolis, que atualmente atende a centenas de alunos carentes, em conjunto com a Secretaria de Educação do Município de Itabuna.
Consternado, o pastor Presidente da Teosópolis de Itabuna, Geraldo Meireles, se manifestou sobre a perda, por meio de Nota de Pesar. Segundo Meireles, o pastor Apolônio deixa grande legado de fidelidade ao Evangelho de Jesus e de amor ao próximo. “À família enlutada, aos Batistas Grapiunenses e do estado da Bahia, aos amigos e à sociedade, nossos sinceros sentimentos. Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos (Salmos 116:15)”, disse, em nota, o pastor Geraldo Meireles.