O projeto A MUSA nas Escolas será realizado nas escolas estaduais em três diferentes municípios do sul da Bahia: Colégio Estadual 13 de Junho de Tempo Integral, em São José da Vitória (13 e 14 de fevereiro); Colégio Estadual em Tempo Integral de Itajuípe (20 e 21 de fevereiro) e
Colégio Estadual do Salobrinho, em Ilhéus (25 e 26 de fevereiro). O projeto tem como objetivo levar a experiência da Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual (MUSA) a escolas públicas do Território Litoral Sul da Bahia, promovendo o acesso à cultura e à produção audiovisual de qualidade.

Entre os anos de 2010 a 2013, foram produzidas três edições da MUSA, com realização de oficinas e mostras competitivas, com filmes produzidos em vários estados do Brasil, assim como de outros países, a exemplo de Argentina, Chile e Uruguai. A mostra ainda teve exibição de filmes produzidos em Itabuna, Ilhéus e Itajuípe.

A MUSA nas Escolas busca estimular o interesse dos estudantes do ensino médio pela produção audiovisual e pela expressão artística, utilizando tecnologias acessíveis, como smartphones. Além disso, fomenta a criatividade, a reflexão crítica e o diálogo entre os estudantes por meio da exibição de filmes e da participação em oficinas e rodas de conversa.

Na programação:
Exibição de Filmes: Realização de 3 sessões de exibição nas escolas com curtas vencedores das 3 edições, com a participação de no mínimo 300 estudantes em cada escola.

Oficinas de Audiovisual: Condução de oficinas práticas de produção audiovisual com celular para estudantes em cada escola.
Rodas de Conversa: Debates com especialistas e cineastas após as sessões de exibição, envolvendo estudantes e membros da comunidade em cada escola.

Ao levar a produção universitária para dentro das escolas, este projeto incentiva a criação audiovisual, contribui para a formação cultural e artística de jovens, estimulando novas perspectivas e talentos locais.

Este projeto é realizado pelo NúProArt e Crias Culturais foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

A lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.