O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito para apurar dois acidentes de trabalho ocorridos na sexta-feira (21).
O primeiro ocorreu em Vitória da Conquista, onde Gidelvan Oliveira morreu atingido por uma máquina durante asfaltamento de uma via. O segundo envolveu o soterramento de dois operários em Pojuca, Região Metropolitana de Salvador, o que ocasionou a internação de um deles.
Em Vitoria da Conquista, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a atender o trabalhador, que não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica já começaram investigações para entender melhor o acidente, segundo o portal Blog do Anderson. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), contratante da obra em que ocorreu o acidente, afirmou em nota que acompanha a situação com a empresa terceirizada.
Já em Pojuca, o Samu resgatou os trabalhadores e encaminhou para o Hospital Municipal, onde um deles segue internado, aguardando transferência. A prefeitura apontou que a causa do acidente ainda é incerta, e a Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Urbano anunciou que está apurando os fatos.
O MPT contará com informações dos órgãos envolvidos no caso, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico-Legal e, principalmente, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização. Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade.