O Museu Vitrine das Artes Visuais da Uesc está realizando uma exposição de obras do artista plástico Gildásio Rodrigues. As telas ficarão expostas até o dia 16 de agosto.
Gildásio Rodrigues é natural de Alagoinhas (BA), nascido em 1963. Iniciou seu trabalho artístico aos oito anos de idade, desenhando personagens de histórias em quadrinhos. Foi aluno do cenógrafo, fotógrafo e desenhista gráfico Edson Calmon. O seu trabalho aborda, principalmente, a nacionalidade e a identidade cultural brasileiras, focando a figura do indígena. Reside em Ilhéus (BA).
Participou das seguintes exposições: “Brazilian and International Contemporary Art”, do Consulado Geral do Brasil, em Nova Iorque (Estados Unidos); “Encontro nas Artes”, da Galeria de Ourém, em Portugal; “Entre o saber e o criar”, da Galeria Internacional Spazio Surreale, em São Paulo; “Índios na Janela”, Ilhéus, Porto Seguro e Salvador-Ba; “Talentos do Brasil”, no Palácio da Independência, em Lisboa (Portugal); “Trajectos”, em Alenquer (Portugal).
Além de exposições, também participou mostras na II e III Bienal do Município de Itabuna; 7º Salão de Artes do Estado da Bahia; Casa dos Artistas de Ilhéus; Teatro Municipal de Ilhéus; Academia de Letras de Ilhéus; Espaço Cultural Bataclan; e Espaço Cultural Tororomba.
O Museu
O Museu Vitrine das Artes Visuais da Uesc foi idealizado e organizado pelo artista plástico Guilherme Albagli, em 2010, então professor do Departamento de Letras e Artes. Hoje, é coordenado pelo Prof. Samuel Mattos (DLA/Uesc).
São duas vitrines localizadas no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, no Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, que possibilitam aos transeuntes um interessante contato com as artes visuais: fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura, cinema etc.. É também espaço para exibição de trabalhos dos próprios professores, estudantes e servidores da Universidade.
Em função da seleção estabelecida no Edital Uesc nº 04/2020 e Portaria Reitoria Uesc nº 237/2020, o Museu apresenta, em 2022, a sua segunda exposição.