O governador Jerônimo Rodrigues conheceu, na manhã dessa terça-feira (11), o projeto Semeando a Liberdade, do Conjunto Penal de Barreiras (CPBa), durante sua passagem pelo estande do Sindicato dos Produtores Rurais, na Bahia Farm Show 2024. O projeto é uma das atividades laborativas de promoção da ressocialização naquela unidade prisional.

Na visita, o governador Jerônimo Rodrigues conversou com um reeducando, que labora no projeto Semeando a Liberdade, e conheceu detalhes das atividades ali desenvolvidas. O projeto, que tem a chancela da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, e é executado pela empresa cogestora Socializa, proporciona conhecimento técnico e garante a remição de pena dos internos.

Na oportunidade, o governador questionou ao reeducando sobre os produtos cultivados na unidade, bem como o modo de produção, e foi informado que o grande diferencial do projeto é que todo o manejo é realizado com produtos orgânicos. Essa característica garante a qualidade e a sustentabilidade das hortaliças produzidas, que são direcionadas à alimentação de internos e funcionários do próprio Conjunto Penal.

O projeto Semeando a Liberdade tem parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, que viabilizou a participação do Senar Bahia – que oferta cursos e capacitações aos reeducandos, a exemplo dos cursos de Olericultura e de Compostagem Simples e Orgânica – e com o Instituto JCO, que fornece defensivos e fertilizantes orgânicos para o projeto.

O governador Jerônimo Rodrigues, que é engenheiro agrônomo de formação, demonstrou grande interesse na atividade, elogiando a forma de produção e as características de sustentabilidade do projeto Semeando a Liberdade.