O governador Jaques Wagner deve fazer a entrega das obras da reforma do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, nesse sábado (29), a partir das 9 horas.
A programação consta da pré-agenda do governador, divulgada por sua assessoria, o que quer dizer que sua visagem ao sul da Bahia está garantida, até segunda ordem.
O Hospital Geral passou por um processo de reforma geral e ampliação do Pronto Socorro, que atende uma média de 300 pessoas/dia, com investimentos de 300 mil reais
Além disso, foram investidos R$ 1 milhão no Centro de Diagnóstico por Imagem, que é composto por tomógrafo, ultrasonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma, entre outros aparelhos de tecnologia de ponta.
A diretoria também comemora a doação, em cartório, do terreno onde o hospital foi construído. Inaugurado em 1970 e assentado em terras desapropriadas segundo a lei nº 10, de 12 de maio de 1948, ainda existiam pendências cartoriais que impediam a legalização do terreno e o efetivo desenvolvimento do Hospital Geral. Somente agora a Prefeitura de Ilhéus efetivou a escrituração e o registro final.
"Com a doação, passou a ser possível a liberação dos recursos", afirma o diretor-administrativo do hospital, Gil Leal. De acordo com seus cálculos, os governos estadual e federal deverão investir entre 12 e 15 milhões de reais na unidade hospitalar na compra de equipamentos de ponta e execução de obras em sua infraestrutura. Segundo Leal, a meta é garantir um "atendimento de excelência nos próximos anos".