O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) fez um pronunciamento no Congresso Nacional em que destacou a importância do chocolate na prevenção de doenças. Pesquisas têm comprovado que o chocolate, principalmente o chocolate amargo, pode baixar a pressão e reduzir os riscos de surgimento de doenças cardíacas, por possuírem alto teor de flavonóides. “O que sabemos todos na região cacaueira, agora está sendo comprovado, em estudos científicos da Associação Americana do Coração”.
Testes clínicos, realizados para avaliar o efeito do chocolate amargo sobre a pressão sanguínea em pessoas hipertensas, revelou que a ingestão de 100 gramas de chocolate amargo diariamente, por quinze dias, baixava a pressão das pessoas pesquisadas em 12 milímetros de mercúrio na pressão sistólica (mais alta) e de 9 milímetros na pressão diastólica (mais baixa), além de melhorar o desempenho da insulina e reduzir em 10 por cento a concentração do colesterol ruim.
“Sem dúvida estes estudos devem ser aprofundados e estou seguro que darão razão à sabedoria milenar do povo maia e asteca. Cada vez se comprovará mais e mais os efeitos benéficos do alimento dos deuses. Pesquisas como estas são de relevante importância para a produção do chocolate”, destacou.
No Brasil e na Bahia, a Ceplac vem desenvolvendo pioneiro trabalho de fomento à produção do chocolate puro, do chocolate amargo, inclusive, em parceria com o Governo Federal, Estaduais e Municipais, implantando unidades produtivas cooperativadas, em conjunto com agricultores familiares.