A Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, realizou uma palestra sobre o Programa de Doação de Órgãos, em parceria com a Uni FTC Itabuna. O evento aconteceu no auditório da instituição de ensino superior.
O objetivo foi falar do Programa de Doação de Órgãos como política de saúde e o evento contou com a participação de cerca de 160 alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária e Psicologia. As professoras do curso de Farmácia da UniFTC, Dioney Guimarães e Mayara de Jesus, foram as incentivadoras da ação.
Dioney, que também é coordenadora da Farmácia Hospitalar do Hospital de Base, disse que “a ideia foi motivar os jovens a serem doadores e multiplicadores deste lindo ato de amor”. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros da OPO Sul Jadson Galvão e Jeferson Alves e integrou uma das atividades da matéria interdisciplinar de Políticas de Saúde e Saúde Coletiva da faculdade.
Jadson destacou que é preciso trabalhar a conscientização e a sensibilização junto à comunidade para tentar reverter o quadro das negativas familiares quanto à doação de órgãos e tecidos. “Esse é um dos maiores bloqueios para a doação”, disse.
A coordenadora da OPO Sul do Hospital de Base, Silvana Batista, destacou que as palestras são muito importantes para esclarecer sobre o processo de doação de órgãos. “A gente atribui a negativa das famílias à falta de informações mais detalhadas”, enfatizou.
Para participar da palestra, os alunos contribuíram com a doação de gêneros alimentícios e materiais de higiene. Os alimentos, serão entregues pelo Conselho Municipal de Saúde para três instituições: Fundação Dr. Baldoíno Lopes De Azevedo, Albergue Bezerra de Menezes e Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA Itabuna).
Já os itens de higiene, serão destinados para acompanhantes de pacientes do Hospital de Base que chegam de outros municípios.